Com tantas novidades surgindo no marketing digital, é comum ouvirmos o questionamento: “afinal, é melhor apostar no tráfego pago ou orgânico?” Será que é possível criar uma boa estratégia unindo essas dois técnicas tão essenciais para ser encontrado nos buscadores como o Google?
Neste conteúdo, a Com5 vai te ajudar a entender melhor essas duas estratégias e te mostrar que entre tráfego pago ou orgânico, a melhor alternativa é ficar com os dois.
A combinação perfeita
Tráfego pago ou orgânico? A estratégia de tráfego pago está focada em anúncios no Google Ads ou nos links patrocinados. Já a orgânica fica por conta de Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO.
A primeira questão para considerar é que cada uma dessas estratégias proporciona um resultado diferente, em prazos diferentes e que precisam ser estudados, analisados e aplicados de formas distintas. Tudo vai de acordo com o propósito da sua empresa.
Apesar de precisarem ser aplicadas de diferentes maneiras, o caminho pode ser o mesmo, afinal, o objetivo é fazer com que a sua empresa seja encontrada por seus potenciais clientes!
Por isso, pense na seguinte questão: ter seu negócio bem posicionado nos principais mecanismos de busca, em especial o Google, ficará mais simples e prático quando se combina os dois fatores: o tráfego pago e o tráfego orgânico.
Mas, afinal, o que é SEO e Google Ads e quais as diferenças?
Com as técnicas e otimizações de SEO dentro do seu site é possível potencializar seus resultados e reforçar o posicionamento da sua marca para o mecanismo de busca, ou seja, você vai ocupar aquela posição privilegiada porque apresenta conteúdo de qualidade, com as palavras-chave corretas e as otimizações bem pensadas de acordo com seus produtos e serviços.
Já as estratégias do Google Ads colocam a sua marca no topo dos resultados através de campanhas pagas para o Google, por exemplo, no momento em que a campanha vai para o ar.
É importante sempre considerar que o buscador do Google tem duas principais missões: a primeira é desvendar o que a pessoa está buscando e, depois, encontrar o melhor conteúdo possível para oferecer, com a finalidade de esclarecer as dúvidas que estão sendo procuradas.
Quando uma pessoa faz uma busca no Google, essa plataforma usa seus próprios algoritmos de pesquisa para apresentar os melhores resultados, na ordem que for mais relevante.
Para se ter otimizações SEO bem definidas leva-se um tempo maior para configuração, desenvolvimento de conteúdos e edições de páginas. O resultado não é instantâneo. Por isso, recomendamos que o Google Ads também seja inserido no seu planejamento de marketing digital.
Quando você começa a trabalhar com Google Ads o resultado aparece rápido, ou seja, você paga, escolhe as palavras-chaves que desejar e começa a receber visitas em seu site quando as pessoas buscam por aquele termo.
Já com o SEO, o processo vem em médio-longo prazo, a depender do segmento que você está atuando. Se sua área tem uma concorrência menor, seu retorno será mais rápido. Agora, se seu negócio está em um nicho bastante concorrido, a tendência é que você demore mais para se posicionar bem nos motores de busca.
Então, pensar no investimento das duas estratégias é importante para que seu negócio cresça e fique bem posicionado na internet.
Como o SEO se enquadra nas configurações do Google Ads?
Agora, entenda de uma vez por todas, porque uma estratégia depende da outra e você não precisa mais ficar na dúvida sobre tráfego pago ou orgânico.
Quando você cria um anúncio no Google Ads e ele é aprovado, é necessário que se tenha uma página de destino apresentando uma mensagem clara, de acordo com o que foi anunciado. Sendo assim, se seu anúncio é sobre assessoria de comunicação para empresas, a pessoa espera clicar no anúncio e cair em uma página sobre o serviço que ela procura.
É neste ponto que entra a importância do SEO e da produção de conteúdo dentro do seu site, com as informações necessárias para que depois o Google Ads faça sua parte. É um trabalho em equipe, uma combinação que dá certo e traz resultados.
Vamos unir essas duas estratégias?
Tráfego pago ou orgânico? Não basta apenas entender que os dois podem e devem caminhar juntos. A sua empresa precisa de uma agência especializada em marketing digital, que tenha time de profissionais focados em Google Ads e em SEO.
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