SEO – Otimização de Sites

A Otimização de Sites

Utilizar um navegador na internet para encontrar uma informação que tanto precisa já virou rotina. O Google é o meio mais usado para pesquisar informações sobre serviços, de acordo com levantamento realizado pela “State of Search Brasil 2020”, da agência de marketing digital Hedgehog Digital, feita pelo Onion Box, e imagine quantas vezes por dia abrimos esse mecanismo de busca para procurar uma informação.

A tendência então nos faz pensar que se utilizamos tanto os buscadores, os nossos clientes também seguem o mesmo caminho, certo?

Por isso, a necessidade de uma empresa, além de oferecer produtos e serviços com máxima qualidade, eficiência e segurança, também está no desenvolvimento de um site que seja compatível com os motores de busca da internet e que invista em SEO.

O que é o trabalho de SEO?

SEO é, na verdade, a abreviação de Search Engine Optimization, um método de otimizar o site para o mecanismo de Busca, como o Google. Uma agência que oferece este serviço faz exatamente isso, estuda a melhor estratégia, dentro das diretrizes das boas práticas de SEO para melhorar o posicionamento de um site no Google e outros buscadores

O SEO existe para ser aplicado dentro do site com a finalidade de posicionar páginas de produtos e serviços no topo dos resultados orgânicos.

É importante considerar que o buscador do Google tem duas principais missões: a primeira é desvendar o que a pessoa está buscando, entender, de fato, o que ela quer. A segunda missão é encontrar o melhor conteúdo possível para oferecer, com a finalidade de sanar as dúvidas que estão sendo procuradas.

Como este trabalho é realizado?

Para fazer SEO é importante conhecer não somente o funcionamento do Google, por exemplo, mas principalmente entender quais são os objetivos e o propósito daquele site que será otimizado.

Um trabalho de otimização para ser considerado bom ou para entrar no caminho certo, precisa direcionar ações para que haja o entendimento, num primeiro momento, dos robôs que vão entregar os resultados para o usuário. Para isso ser compreendido de forma ágil, correta e eficaz, são necessários seguir alguns pontos:

01

Fazer análises e identificar otimizações

Se o site da sua empresa já estiver no ar, vamos identificar quais são as otimizações necessárias na estrutura.

02

Desenvolver estratégias e produzir conteúdos

A partir dos ajustes de estrutura, vamos identificar quais são as palavras-chave adequadas para colocar o seu site nas primeiras posições do Google. Na sequência, produzimos os conteúdos de acordo com a formatação necessária.

03

Mensurar resultados

Através de ferramentas, analisamos os resultados do site, identificando os assuntos de destaque e comportamento do público, com o objetivo de otimizar ainda mais a estratégia utilizada.

Por que fazer SEO no site da sua empresa?

Para estar completamente compatível com o universo online e atrair o usuário certo para dentro da sua página e, finalmente, efetuar uma venda, uma empresa precisa de um SEO bem aplicado e condizente com o que oferece.

Como empresário, é preciso pensar também que existe uma constante atualização dos algoritmos do Google e isso interfere no modo de exibição dos resultados, pois eles sempre visam mostrar o melhor resultado para aquela palavra-chave pesquisada pelo usuário.

Uma agência que tenha foco em SEO está sempre atenta às tendências e também está familiarizada com essas diretrizes e os fatores de ranqueamento apontados pelo Google, como por exemplo, tamanho de conteúdo, descrição de imagens, otimização dos metadados de acordo com cada palavra-chave, links estratégicos e tantos outros que são modificados constantemente.

Por isso, seu site precisa de um SEO bem feito, compatível com as diretrizes e acompanhado por quem entende do assunto.

Além do mais, um site precisa investir no SEO para atingir o público certo na internet, atrair novos clientes em potencial, aumentar a visibilidade e aumentar a conversão.

Não confunda SEO com Google Ads

O Google usa seus próprios algoritmos de pesquisa para retornar ao usuário os melhores resultados que são exibidos na SERP, a página de resultados do mecanismo de pesquisa. Com otimizações SEO bem alinhadas, o resultado não é instantâneo, mas é duradouro quando se efetiva e, por conta disso, para quem deseja trabalhar uma estratégia de forma muito rápida, existem as campanhas de Google Ads que podem ser inseridas no seu planejamento de marketing digital.

Mas, não se pode confundir esses dois serviços. Por isso, sempre é necessário falar sobre as diferenças entre essas duas esferas. Quando você começa a trabalhar com Google Ads o resultado aparece rápido, ou seja, você paga para o Google, escolhe as palavras-chave que quer e começa a receber visitas quando as pessoas buscam por aquele termo específico e clicam no seu link patrocinado.

Já no SEO o processo é mais calmo, em médio/longo prazo, mas tudo depende do segmento em que você está inserido. Se sua área tem uma competição menor, ou seja, se você trabalha em um segmento que não investe muito em SEO, seu retorno certamente será mais rápido. Agora, se a sua marca está em um nicho concorrido, onde todos estão com os olhos voltados para as estratégias de SEO, a tendência é que você leve mais tempo para se posicionar bem nos motores de busca.

Fale com quem entende!

Entendeu sobre o SEO, sabe diferenciá-lo das campanhas de Google Ads/Links Patrocinados? Tire suas dúvidas com a equipe da com5 e comece agora mesmo a investir no SEO do seu site e veja os seus produtos e serviços bem ranqueados no Google.
Podemos continuar nossa conversa? Então preencha o formulário abaixo e fale com nosso time.

Nossos Clientes

Alcance a primeira posição do Google!

Mande-nos uma mensagem tenha conteúdos otimizados para SEO.