Natal, Ano Novo, frio, calor, tendências, ocasiões. Você sabe explorar todas as oportunidades de um ano a favor do seu negócio?
Essa é a função do Marketing Sazonal, uma estratégia de comunicação pontual que contribui para que você eleve os resultados em determinadas épocas. Esse conceito vem da palavra sazonalidade, que determina um fato temporário ou que tem uma época bem definida.
Na realidade, significa criar uma campanha de vendas temática, de acordo com a data em que estamos vivendo, mostrando aos seus clientes, como seus produtos ou serviços tem tudo a ver com as necessidades daquele momento.
Para te inspirar a agregar essa estratégia de comunicação à sua empresa, separamos os 5 pontos essenciais para vender mais durante uma época sazonal. Confira!
1 – Conheça sua persona
Entender as necessidades do seu cliente de maneira profunda é muito importante para guiar seu caminho durante a criação de uma campanha sazonal. Aqui (hiperlink do postblog sobre persona), explicamos direitinho esse conceito e como identifica-lo. Confira!
2 – Planeje com antecedência
Não adianta fazer tudo na correria. Elabore um planejamento de médio ou longo prazo com todas as oportunidades que você pode aproveitar ao longo do ano. Assim, você tem tempo de pensar no objetivo da campanha, as vantagens comerciais e, o principal, consegue que essa proposta chegue ao seu cliente a tempo dele ter uma jornada de compra completa.
3 – Defina o objetivo da sua campanha
Nesse momento, você deve pensar em qual história quer construir junto ao seu cliente e quais as necessidades ou desejos que quer suprir. Com isso em mente, é criada uma mensagem forte para que o cliente se identifique com o conteúdo que você está divulgando.
4 – Desenhe uma estratégia
Como será essa campanha? Como vamos divulgar? Quanto tempo vai durar? Por quais mídias vai circular? Detalhes como esse fazem parte de uma estratégia de comunicação e vendas, com todos os detalhes para que sua campanha sazonal seja um sucesso.
5 – Faça ajustes
A campanha está na ativa, mas algo não está ocorrendo como o planejado? Faça ajustes! Acompanhar o desempenho das vendas e o que pode ser melhorado na prática faz parte de uma boa campanha sazonal.
E aí, animou? Estratégias de comunicação bem alinhadas com as suas intenções de vendas são uma das especialidades da com5 comunicação. Vamos juntos planejar as datas sazonais mais importantes do seu negócio?
Agende uma reunião com a gente!