Per-so-na. Essa palavra chique, proveniente do espanhol e que é até nome de filme sueco, já foi tema do nosso blog:
Persona é a representação fictícia e simplificada do cliente ideal de sua empresa. Ele é construído especialmente para fins de marketing e leva em consideração características que seu cliente tem: gênero, idade, estado civil, profissão, cargo, faixa salarial, crenças, estilo de vida, hábitos de consumo, comportamentos, desejos, histórias, motivação, objetivos, se é conectado com a internet, que tipo de informações se interessa etc.
Quanto mais detalhes você tiver, melhor!
E, se você está matutando aí se Persona e Público-Alvo são a mesma coisa: não, não são. O público-alvo é construído com dados mais reais e genéricos do consumidor: dados demográficos, localização e afins. Já a persona é o aperfeiçoamento desde dados, lhe agregando mais emoção – a emoção do cliente. Ter consciência de quem é o público-alvo é essencial para elaborar uma persona perfeita!
Mas aí vem a pergunta: A sua empresa tem uma persona? Tem sim, disso temos certeza! Mas, você sabe exatamente qual é essa persona?
Aí são outros 500, né? Mas vamos descomplicar é já!
Sabe quando você precisa comprar um presente para alguém? Imagina todas essas características para chegar a escolha ideal, certo? Por isso é importante que você conheça sua persona, para poder oferecer um produto que ela deseja e que vai ajudá-la a resolver seus problemas de verdade.
Ah! e acredite: muitas vezes seus clientes não sabem que têm um problema até encontrarem um produto que se propõe a resolvê-lo.
Por isso, criar a persona é fundamental dentro de um planejamento de comunicação. Tendo estas informações bem estruturadas, a equipe de comunicação consegue pensar em estratégias, linguagens e campanhas personalizadas, que vão ganhar o coração do cliente na hora atendendo, de fato, o que ele mais precisa naquele momento.
Ter sucesso nessa empreitada demanda 3 ingredientes indispensáveis:
1- Uma empresa apaixonada pelo seu cliente
É de você mesmo que estamos falando, não seja tímido!
2- Uma agência de comunicação que só não faz chover (mas, se precisar, sabe quem faz sim!)
3- O direcionamento certo:
Para construir essa persona, é necessário reflexão, pesquisa e algumas informações sobre o cliente ou consumidor em potencial. São vários detalhes a serem considerados e pesquisados. Fato é que precisam ser coletados de forma eficiente para construir uma persona corretamente. Por isso, confie em quem entende de mercado e, principalmente, de marketing de verdade.
Quer saber mais sobre como construir uma persona para sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe já!