É comum encontrarmos em páginas de empresas nas redes sociais publicações que não correspondem ao trabalho oferecido, como postagens de “bom dia”, paisagens bonitas e fatos aleatórios sobre qualquer assunto.
Mesmo que possam causar um engajamento interessante ou gerar algum tipo de repercussão, existe um grande problema com este tipo de conteúdo: eles não demonstram o seu posicionamento de forma adequada, o que pode acabar prejudicando a relação da sua marca com o seu público. Por isso é importante a criação de marketing de conteúdo que tenha um foco editorial, ou seja, que irá corresponder com as necessidades da comunicação da empresa com o seu público na internet.
Existem alguns passos importantes para se chegar a uma estratégia que seja eficaz nas redes sociais. O primeiro deles é identificar qual tipo de imagem a sua empresa deseja ter, dentro das inúmeras possibilidades. A internet possibilita que sua empresa se posicione como a melhor do mercado, ou a mais barata, a empresa que se posiciona como segunda opção, a especialista em determinado assunto, entre outros.
Outra necessidade é a identificação das principais características do seu público alvo. Criando uma média de quem são as pessoas que consomem o seu serviço ou produto, você desenvolve uma “persona”, ou seja, passa a se comunicar através dos ideais de um cliente em específico, pensando em seus hábitos, gênero, seu nível social, os principais problemas que podem ser supridos através do que você está ofertando e diversas outras características.
Com esta persona definida, há um panorama maior e melhor sobre quais conteúdos serão interessantes para se envolver com determinado público. Delimitando antecipadamente quais assuntos serão veiculados nas mídias sociais, você consegue desenvolver conteúdos mais atrativos, que reforcem a imagem a ser transmitida e deixe o seu público ciente de tudo que você tem para ofertar.
Grandes números de curtidas ou engajamento podem até ser interessantes, mas, posicionar a sua empresa de maneira adequada garante uma interação com quem realmente está interessado no seu serviço, ou seja, garante um resultado mais certeiro de que o seu investimento em mídias sociais irá atrair um público potencial, e não pessoas que acham o seu conteúdo fofo ou engraçado.
Estas são algumas dicas para a elaboração de um bom conteúdo editorial para as suas páginas nas mídias sociais, muito importante para que você estabeleça uma comunicação adequada com o seu público.
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