Às vezes, mudar o posicionamento de marca é a chance de dar novos rumos ao seu negócio!
Muito além do logotipo, embalagem ou qualquer símbolo que representa uma marca no mercado, o Posicionamento de Marca é aquilo que identifica os produtos e serviços de uma empresa com objetivo de diferenciá-la de seus concorrentes e conquistar o engajamento de seus consumidores.
Qual é o propósito de sua empresa? De cara, você pode pensar: é claro que o objetivo de qualquer negócio é gerar lucro. Mas, em um mercado com concorrências cada vez mais acirradas e consumidores exigentes, esse não deve ser o foco de uma empresa existir.
Daí vem a importância de se pensar na identidade e no posicionamento de sua marca. Entender em quem a empresa é, quais são seus valores, sua cultura, sua essência e seu compromisso com seu público.
Aqui na com5 adoramos pesquisar e conhecer a fundo qual é o propósito dos nossos clientes. Esse processo é essencial para entendermos o posicionamento e definirmos as estratégias de comunicação mais eficazes com foco em promover um diálogo transparente entre a empresa e seus clientes.
Posicionar sua marca é a chance de mudar os rumos do seu negócio, de encarar a sua empresa sob um olhar estratégico e transmitir uma nova imagem para seu público.
Um bom exercício para começar a pensar no posicionamento de seu negócio é responder a algumas questões para identificar os pontos que fazem a sua marca ser única:
- A sua empresa tem uma missão?
- Qual problema que o seu produto / serviço é capaz de solucionar?
- O que os seus clientes atuais pensam sobre o seu negócio?
- O que os seus potenciais clientes pensam sobre o seu negócio?
- Que imagem você quer que os clientes associem ao seu negócio?
O ideal é que você seja capaz de responder essas questões de bate-pronto, sem hesitar! Entretanto, se suas respostas não condizem com a imagem que você deseja, é importante pensar em uma mudança de posicionamento!
Nunca é tarde para se posicionar. Alçar novas metas para o seu negócio é um grande passo ao reconhecimento. Independentemente de qual seja seu produto de venda, a primeira coisa a ser conquistada é a mente do consumidor e ela espera ansiosamente enquanto você ainda não apareceu!
E então, está esperando o que para começar?