No dicionário, sorte é uma força sobrenatural e invencível que define o rumo e os diversos acontecimentos da vida. Afinal, para um negócio, carreira ou ideia prosperarem, basta contar com a sorte? Nós preferimos acreditar em preparo, dedicação, estudo, planejamento!
Foram estes questionamentos que permearam a 3ª Desconferência, evento realizado na semana de 19 a 22 de março de 2019, em comemoração aos 13 anos da com5. Treze, inclusive, é um número carregado de superstições. Mas, como nosso trabalho nesta semana é desconferenciar, decidimos desmistificar este número e transformá-lo em provocação.
Os caminhos da com5 se cruzaram com o de uma instituição muito importante para Bebedouro, a Fundação Abílio Alves Marques. Há três décadas, ela realiza o trabalho de prevenção, tratamento e combate ao câncer à população de baixa renda, com carinho, qualidade, agilidade. Tudo gratuito. Como as comemorações dos 30 anos a Fundação merece uma comunicação à altura da sua importância, não só abraçamos a causa voluntariamente, como também a tornamos uma das estrelas da Desconferência.
Para começar, abrimos as portas da agência e convidamos estudantes interessados sobre o mercado da comunicação, para vivenciarem um dia em uma agência de verdade, participando de oficinas e atividades práticas. Mas, como o destino, estas atividades não foram em vão: Contamos com essas mentes brilhantes para colaborar com as ideias e ações de divulgação para a Fundação Abílio Alves Marques, em um brainstorm supercriativo!
Depois, fomos conhecer mais profundamente a instituição, pois ela possui um detalhe que a difere de todas as outras organizações: é autossustentável, não depende do governo, doações, nem de convênios para existir e se manter. Isso porque a fundadora da iniciativa, Aracy Marques Araújo, destinou, em vida, suas propriedades rurais e toda a produção agropastoril delas, para gerar os recursos necessários à instituição. Nossa equipe foi a campo e conheceu uma destas propriedades, a Fazenda Santa Irene, onde dona Aracy viveu, e também o ambulatório da Fundação, anexo ao Hospital Municipal. Nos deixamos emocionar por esta história para nos inspirar na criação de uma campanha de 30 anos. Os resultados, você poderá conferir em breve!
Também divulgamos em nossas mídias sociais, vídeos com depoimentos de clientes e parceiros relatando suas trajetórias profissionais e de empreendedorismo, desmistificando a relação de sorte e sucesso.
E para fechar esta jornada com chave de ouro, realizamos um debate sobre o tema: “Empreendedorismo: ter sucesso é questão de sorte?”, no anfiteatro da UNIFAFIBE. Com mediação das diretoras da agência, Natália Salvador e Luana Mattos, o bate-papo teve a participação dos dos clientes e parceiros: o responsável pelo setor de marketing de cana-de-açúcar na Syngenta, Leonardo Pereira; as diretoras do Colégio Convívio, Lúcia Michelon e Cristiane Ribeiro; o diretor da Zenith Joalheria e de Unidades do O Boticário em cidades da região, Marcelo Areias (Xéu); e o gerente comercial da Creddefense, Rodrigo Mattos. Eles dividiram suas histórias de experiências inspiradoras. Foi um encontro intenso e especial, que deixou os participantes com a sensação de quero mais!
E então, perguntamos novamente: Você acredita em sorte? Nós, da com5, não. Porque sabemos que sorte não se sustenta sozinha e o que garante o sucesso de nossas ações é planejamento, trabalho duro e inovação diária, itens que marcaram nossos 13 anos de história e que ganharão cada vez mais força nos anos que vierem pela frente.