Essa semana, perguntamos lá no Alô Com5: Quantos itens da sua lista de fim de ano você já cumpriu?
Tá, vamos esperar você pensar aí também!
E aí? Você é do time “Até que tamo indo” ou o time “Xiiii…”
A gente não quer te deixar triste não, calma!
Faz parte da nossa vida deixar nossos planos para mais tarde, se afogar na rotina a ponto de nem lembrar onde está a listinha que a gente escreveu com a folha de louro na mão e as 7 sementes de romã na boca durante o réveillon.
Mas embora seja difícil, complicado e dar medo, nossos projetos – pessoais e profissionais – precisam acontecer, oras! Seja para transformar o mercado de trabalho, para evoluir a comunidade ou simplesmente te fazer crescer!
Mas como que faz isso, senh-or?
Primeiro, você precisa pensar nele como um negócio, mesmo que esse não seja o objetivo dele. Depois, você precisa botar fé naquela palavrinha que a gente ama aqui. Sim, ela mesma! O pla-ne-já-men-to!
Hoje vamos falar sobre ela sob outra perspectiva e até outro nome: a gestão de projetos!
Esse nome chique que já enche nossa mente de confiança consiste em um conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas para te ajudar a planejar, executar e, enfim, realizar seu projeto.
Ele possui várias etapas e diversas formas de ser feito, mas vamos te dar algumas dicas para saber por onde começar:
- Coloque no papel: O que é? Qual o objetivo? Por que é importante?
- Pense nos prazos: O que dá para fazer primeiro? E depois? E por fim?
- Quanto vai custar? Pesquise valores de referência e preveja um extra.
- Organize uma planilha: Com todos os passos. E, se quiser uma opção moderninha, experimente o Trello, super ferramenta de organização.
- Faça um pouco por dia. Mas faça!
- Não desista na dificuldade. Elas acontecem, né?
- Comemore cada conquista: Você merece e vai te dar um gás para continuar!
- Coloque em prática! Você planejou tanto… Chegou a hora! Sem medo!
- Desfrute dos resultados. Ai ai! Aconteceu e valeu a pena, né?
Bora para o próximo!