Blog

Na Desconferência 2023, Com5 inova mais uma vez com debate sobre Inteligência Artificial

Debate pautou o avanço da IA e o futuro das profissões a partir da visão de especialistas no assunto. Semana também contou com o tradicional ‘Portas Abertas’.

 

Entre 14 e 16 de março, a Com5 realizou mais uma ‘Desconferência’, neste ano com muitas novidades e um tema que está mexendo com todas as esferas profissionais: A Inteligência Artificial.

Mantendo sua essência e com foco em seus pilares, a Desconferência 2023 começou com o tradicional Portas Abertas, proporcionando a estudantes e interessados na área de comunicação a vivência de um dia de trabalho dentro da agência. Entre 9h e 16h de terça-feira (14), as diretoras da com5, Natália Salvador e Luana Mattos e toda equipe, receberam 15 participantes que acompanharam a rotina da agência, conhecendo de perto a dinâmica de trabalhar com os mais diversos tipos de clientes, no âmbito do atendimento, criação e execução das tarefas.

No dia seguinte, a inovação tomou conta e a Desconferência expandiu o horizonte de Bebedouro, pegando estrada rumo a Ribeirão Preto, no Onovolab, criando a oportunidade para mais pessoas mergulharem no universo da Inteligência Artificial. 

No evento, a com5 reuniu um time de especialistas que discutiram a chegada e a influência da IA no dia a dia das pessoas, bem como em todas as esferas da sociedade. Dividido em dois blocos, o debate também abordou como os profissionais atuais precisam lidar com esta nova tecnologia que está rompendo barreiras. Os convidados elogiaram a iniciativa da Com5 e consideraram o evento enriquecedor e inspirador.

Um dos participantes do debate, Augusto Carminatti, especialista em futurismo e pensamento futuro, abordou o papel revolucionário da Inteligência Artificial na tecnologia: “Embora não seja uma novidade, estamos testemunhando sua popularização pela primeira vez, vivenciando um momento de ruptura, e é fundamental discutir isso, pois a IA está rapidamente se tornando parte integrante de nossa vida cotidiana”, disse o especialista, parabenizando a Com5 pelo evento, destacando a excelente organização e a capacidade da agência de se manter atualizada e conectada com as tendências do mercado. 

Também presente na conversa, Anderson Criativo, CEO do Onovolab, expressou que o debate foi altamente proveitoso, provocando série de reflexões, elogiando a escolha do tema central da Desconferência, destacando a competência da Com5 em trazer uma perspectiva diversa para a discussão sobre um assunto atual. Anderson ressaltou que, independentemente de as pessoas gostarem ou não, é crucial compreender que a Inteligência Artificial já é parte intrínseca de suas vidas e continuará a ser cada vez mais, assim como aconteceu com as redes sociais e os celulares que agora estão amplamente disponíveis e em uso por todos.

Falando sobre como os profissionais precisam estar atentos a estas mudanças tecnológicas, Nathália Quintella, psicóloga e headhunter, especialista em carreira e recolocação profissional, argumentou sobre o tema central da Desconferência, afirmando que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente e que as pessoas precisam começar a enxergá-la como aliada, pois não enxerga as profissões ou empregos ameaçados pela tecnologia. Em vez disso, a especialista acredita que haverá uma renovação dos trabalhos existentes, exigindo dos profissionais novas habilidades e capacidade de adaptação às mudanças, além do aprimoramento constante.

O palco do Onovolab também recebeu Sara Travaini Lima, psicóloga com MBA em Gestão estratégica de pessoas; Leonardo Salvador Pereira, engenheiro agrônomo com mais de 20 anos de experiência em tecnologias para cana-de-açúcar e Carlos Benício, gerente de gente e gestão da JF Citrus, que contribuíram e enriqueceram o debate com suas experiências com a Inteligência Artifical em seus ramos de atuação.

E a semana inovadora não acabou por aí. Na quinta-feira (16), ainda em Ribeirão Preto no Onovolab, a Com5 realizou mais um Portas Abertas, contando com presença de 15 estudantes  e profissionais da área, para workshop sobre inteligência artificial na comunicação e marketing, finalizando a Desconferência 2023 com chave de ouro, abrindo muitas possibilidades e colocando a cabeça de toda equipe para refletir e pensar em uma semana ainda melhor, mais produtiva e inovadora que, com certeza, será colocada em prática em 2024.

Para Natália Salvador e Luana Mattos, a Desconferência tira a com5 e toda sua equipe da zona de conforto. As sócias acreditam que, neste ano, mais uma vez, o objetivo foi atingido: “Queríamos provocar a reflexão e despertar o interesse e a curiosidade em todas as pessoas para que elas possam testar, experimentar e usar essas ferramentas de Inteligência Artificial a seu favor, melhorando seus desempenhos e sendo capazes de ampliar conhecimentos, melhorando a produtividade. Sucesso é pouco para resumir a Desconferência 2023”, finalizam.

 

Compartilhar:

Vamos continuar essa conversa?

Agende um café com a nossa equipe!