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Marketing para o agronegócio: 7 estratégias para aumentar os resultados

É fato: as estratégias de comunicação são indispensáveis em qualquer empresa. E no agronegócio, um dos setores mais fortes da economia brasileira, não é diferente. O marketing é uma ferramenta poderosa para disseminar novas tecnologias, promover boas práticas, estreitar o relacionamento entre empresas e produtores, fortalecer as marcas e fomentar uma produção mais eficiente e sustentável, contribuindo com toda a cadeia produtiva.

O Marketing para o Agronegócio tem características únicas. A escolha das ações, canais e linguagem da comunicação exige conhecimento especializado. É preciso saber falar a língua do empresário rural, compreender seus desejos, entender seu comportamento e suas convicções, além, claro, de conhecer os canais que ele acessa e confia para criar as ações mais certeiras para seu objetivo.

Aqui na Com5 Comunicação, conhecemos de perto as necessidades desse setor, porque somos parte dele. Com quase duas décadas de experiência, ajudamos empresas a fortalecer suas marcas, promover novas tecnologias e estreitar o relacionamento com seus públicos. Com base nessa expertise, reunimos 7 estratégias de marketing que realmente funcionam para o agronegócio — e queremos compartilhar com você!

1. Seja claro em seu objetivo

Toda campanha de sucesso começa com um objetivo bem definido. Qual resultado você quer alcançar? Você quer conquistar mais clientes, divulgar um novo produto ou fortalecer a marca? Com o objetivo claro, a mensagem, os canais e as ações caminham juntas para alcançar o resultado desejado.

2. Conheça as preferências do seu cliente

Você conhece bem o seu público-alvo? O que ele procura na hora de comprar seu produto? O que ele mais valoriza em uma negociação? Quais as expectativas que ele tem? Quais são as dificuldades e limitações? E como você pode superar isso? Cada agricultor, cultura ou capacidade é diferente, mas, quando você conhece profundamente o seu cliente, as chances de acerto são muito maiores. Para isso, invista em estratégias para conhecer, entender e segmentar seu público-alvo.

3. Faça sua mensagem chegar de maneira eficiente

Como falamos anteriormente, conhecer bem seu público é essencial para você acertar na sua estratégia de comunicação. E a mensagem que você vai transmitir deve estar em sintonia com os desejos de seu cliente, destacar as suas qualidades sob o ponto de vista que ele mais valoriza, reforçando suas convicções e falando a língua que ele entende. Nesse ponto, foque em uma mensagem que promova uma identificação entre seu público e sua marca de forma genuína, para despertar a confiança e assim abrir caminho para você atingir seus resultados.

4. Invista em conteúdo educativo

O agronegócio é um setor que exige muito conhecimento técnico. Por isso, o marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para educar e engajar seu público. Vídeos explicativos, artigos de blog, webinars e infográficos que falem sobre boas práticas, sustentabilidade e novas tecnologias são ótimos para reforçar sua autoridade no mercado e conquistar a confiança dos produtores.

5. Integre os canais mais interessantes

A partir de uma mensagem direta e persuasiva para seu público, é necessário pensar onde veicular essa mensagem, para que ela atinja o alvo. Assim, é fundamental criar um plano de mídia que envolva os canais que seu público mais acessa, as mídias que ele confia e os locais onde ele frequenta e se informa. Nesse mix, vale combinar mídia convencional, como revistas, jornais e canais de TV, com ações especiais, eventos, feiras e canais digitais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, por exemplo.

6. Mensure resultados e redefina suas metas

Assim como no agro, a comunicação demanda sensibilidade e decisões certeiras, mesmo que tudo esteja planejado. A qualquer momento, o clima pode mudar e colocar a produção em jogo. Da mesma forma, o mercado pode sofrer alguma alteração e toda a proposta de marketing deve ser repensada. Por isso, fique de olho nos resultados de cada ação. Avalie o que deu certo e repense o que pode melhorar para ir refinando cada detalhe a fim de obter a melhor performance da comunicação.

7. Conte com o apoio de quem é especialista no assunto

Contar com uma equipe especializada de marketing vai fazer toda a diferença na hora de atingir seu objetivo de comunicação e fixar sua mensagem na mente dos produtores rurais. Com quase 20 anos de vivência direta com comunicação e marketing para o agronegócio, a Com5 possui experiência para ajudar sua empresa a desenvolver as ações criativas, falando a língua do seu público, para você colher os melhores resultados.

Confira alguns dos projetos que desenvolvemos em parceria com empresas do agro e entre em contato para saber como podemos te ajudar!

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