Blog

Marketing para o agronegócio: 6 estratégias para aumentar os resultados

É fato: as estratégias de comunicação são indispensáveis em qualquer empresa. E no agronegócio, um dos setores mais fortes da economia brasileira, não é diferente. O marketing é uma ferramenta poderosa para disseminar novas tecnologias, promover boas práticas, estreitar o relacionamento entre empresas e produtores, fortalecer as marcas e fomentar uma produção mais eficiente e sustentável, contribuindo com toda a cadeia produtiva.

O Marketing para o Agronegócio tem características únicas. A escolha das ações, canais e linguagem da comunicação exigem conhecimento especializado. É preciso saber falar a língua do empresário rural, compreender seus desejos, entender seu comportamento e suas convicções, além, claro, de conhecer os canais que ele acessa e confia, para criar as ações mais certeiras para seu objetivo.

Na com5 comunicação, temos o Marketing para o Agronegócio em nosso DNA. Surgimos desse meio e estamos inseridos nesse universo. Desenvolvemos projetos de comunicação para diversas empresas do agro. Por isso, elencamos 6 estratégias para contribuir com uma ação de Marketing para Agronegócio eficiente. E o melhor: com exemplos comprovados de que dá certo.

Seja claro em seu objetivo

Uma campanha bem objetiva está diretamente relacionada à sua eficiência. Qual o resultado que sua empresa deseja alcançar agora? Você quer conquistar mais clientes? Vender mais? Ter sua marca reconhecida? Divulgar um novo produto? Estreitar sua ralação com um público específico? A definição do objetivo faz com que o público, a ação e a execução caminhem juntos para que você alcance seu objetivo.

Conheça as preferências do seu cliente

Você conhece bem o seu público-alvo? O que ele procura na hora de comprar seu produto? O que ele mais valoriza em uma negociação? Quais as expectativas que ele tem? Quais são as dificuldades e limitações? E como você pode superar isso? Cada agricultor, cultura ou capacidade são diferentes, mas, quando você conhece profundamente o seu cliente, as chances de acerto são muito maiores. Para isso, invista em estratégias para conhecer, entender e segmentar seu público-alvo.

Faça sua mensagem chegar de maneira eficiente

Como falamos anteriormente, conhecer bem seu público é essencial para você acertar na sua estratégia de comunicação. E a mensagem que você vai transmitir deve estar em sintonia com os anseios de seu cliente, destacar as suas qualidades sob o ponto de vista que ele mais valoriza, reforçando suas convicções e falando a língua que ele entende. Nesse ponto, foque em uma mensagem que promova uma identificação entre seu público e sua marca de forma genuína, para despertar a confiança e assim, abrir caminho para você atingir seus resultados.

Integre os canais mais interessantes

A partir de uma mensagem direta e persuasiva para seu público, é necessário pensar onde veicular essa mensagem, para que ela atinja o alvo. Assim, é fundamental criar um plano de mídia que envolva os canais que seu público mais acessa, as mídias que ele confia e os locais onde ele frequenta e se informa. Nesse mix, vale combinar mídia convencional, como revistas, jornais e canais de TV, com ações especiais, eventos, feiras e canais digitais, como sites, portais, redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, por exemplo.

Mensure resultados e redefina suas metas

Assim como no agro, a comunicação demanda sensibilidade e decisões certeiras, mesmo que tudo esteja planejado. A qualquer momento, o clima pode mudar e colocar a produção em jogo. Da mesma forma, o mercado pode sofrer alguma alteração e toda a proposta de marketing deve ser repensada.

Por isso, fique de olho nos resultados de cada ação. Avalie o que deu certo e repense o que pode melhorar para ir refinando cada detalhe a fim de obter a melhor performance da comunicação.

Conte com o apoio de quem é especialista no assunto

Contar com uma equipe especializada de marketing vai fazer toda a diferença na hora de atingir seu objetivo de comunicação e fixar sua mensagem na mente dos produtores rurais.

Com 15 anos de vivência direta com comunicação e marketing para o agronegócio, a com5 possui experiência para ajudar sua empresa a desenvolver as ações criativas, falando a língua do seu público, para você colher os melhores resultados.

Confira abaixo alguns dos projetos que desenvolvemos em parceria com empresas do agro e entre em contato para saber como podemos te ajudar!

Syngenta

  • Campanhas de divulgação de produtos
  • Elaboração de materiais para dias de campo
  • Ações comerciais e de relacionamento
  • Revista especial

 

Coopercitrus

  • Assessoria de Imprensa
  • Produção de Conteúdo para Revista

 

JF Citrus

  • Comunicação com colaboradores
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Criação de campanhas institucionais

 

EUROFORTE

  • Assessoria de Comunicação Integrada
  • Posicionamento de marca
  • Criação de campanhas comerciais
  • Marketing de Conteúdo
  • Gestão de mídias sociais

 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Vamos continuar essa conversa?

Agende um café com a nossa equipe!

Marketing para o agronegócio: 6 estratégias para aumentar os resultados

You might also enjoy