Chegou a hora de colocar as reflexões em prática. Conheça os principais métodos.
O marketing digital é importante não só para a visibilidade da empresa, mas também pode influenciar em seus resultados financeiros. Como colocamos no artigo anterior, ter uma comunicação efetiva com seu público através da internet é uma boa meta. Chegou o momento de entrar em ação e listamos alguns itens importantes.
Esteja onde seu público está
Construir uma imagem de confiança é fundamental. Isso pode ser feito através de plataformas que transmitam credibilidade, que sigam o mesmo estilo da sua proposta e que seja frequentado pelo seu público-alvo. Além do Facebook, o Instagram seria interessante para sua marca? E o Linkedin? Seu público tem interesse em assuntos voltados ao mercado de trabalho? Conheça cada plataforma e reflita onde seu conteúdo poderá ser melhor aproveitado.
Transmita credibilidade
Pense nos detalhes que fortaleçam ainda mais a identidade da sua marca, como adquirir o domínio do site e contar com profissionais da comunicação para elencar as principais informações dos seus conteúdos com os mecanismos de busca. Quando o leitor se depara com o cuidado que a marca possui com os detalhes de suas mídias, a credibilidade aumenta.
Seja próximo do seu público como de um amigo
Seu público – ou seu cliente – é o centro de suas ações. Reflita sobre quem ele é: qual a faixa etária, interesses, localidade e outros aspectos que o definam e o tornem mais próximo da sua marca, quase que como um amigo. Assim, falar com ele se tornará uma atividade muito mais certeira.
Crie conteúdos envolventes
Aqui entra o Marketing de Conteúdo. Este conceito expande o que entendemos como a promoção de determinado produto ou serviço para, também, propiciar ao consumidor informações atuais, pertinentes e cativantes. Para obter sucesso nessa empreitada, é indispensável estar atento ao que está acontecendo no universo de seu público e, em especial, o que tem ligação com a sua marca.
Cada plataforma, uma linguagem
Sua marca pode até criar um artigo incrível sobre um assunto que está em alta. Mas, se você não souber como disponibilizá-lo em cada plataforma, ele não será absorvido como deveria. Isso porque cada canal e rede social tem uma especificidade. Por exemplo: Instagram e Facebook requerem mais imagem e menos texto; LinkedIn exige uma linguagem mais profissional; sites e blogs oferecem mais liberdade para texto, linguagem e mídias; e assim por diante. O importante é conhecer cada uma delas e adaptar o conteúdo de forma a atrair o público. Para isso, um planejamento de mídia é indispensável. Já falamos dele por aqui e ressaltamos: esta é a nossa especialidade na com5.
Mensure e melhore
O mais legal de utilizar a comunicação digital é que temos à nossa disposição diversas ferramentas para entender e melhorar as demandas, o que torna a relação com o público cada vez mais eficiente. Analisar as métricas periodicamente sob o olhar técnico da comunicação é o que alinhava todos os itens que conversamos acima. É através da mensuração que podemos adequar o tom de voz, o que deve mudar, melhorar ou manter no relacionamento com o público-alvo e quais os próximos passos que a marca pode dar.
O marketing digital demanda processos específicos para que tudo flua e os resultados apareçam. O mesmo cuidado com que sua empresa trata o departamento financeiro, por exemplo, deve ser aplicado à comunicação digital.
O brasileiro está em terceiro lugar entre a população no mundo que passa mais tempo na internet. O seu cliente possivelmente faz parte desta estatística. Para de fato concretizar esta comunicação, comece hoje mesmo a estruturar seu marketing digital. Conte com a com5 para oferecer um planejamento completo com tudo o que você precisa para obter ainda mais sucesso com a sua marca.
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