Dicas valiosas para elaborar uma boa apresentação e posicionar seu negócio de forma profissional.
O conteúdo institucional é o material-base para uma série de ações de comunicação das empresas: websites, folders, anúncios, apresentações para reuniões, entre outros. Com uma apresentação institucional bem montada é possível unificar o discurso da empresa e garantir que a mensagem adequada – e desejada – seja transmitida para o seu público.
Uma boa apresentação transmite clareza e dá credibilidade ao negócio. Ela também é o alicerce de uma comunicação bem estabelecida com o público. No entanto, é um material cuja elaboração não costuma ser fácil: requer, minimamente, a disponibilização de tempo para sua estruturação, um texto bem escrito e uma apresentação estética atraente.
A maioria das pessoas não apresenta dificuldade para contar sobre sua empresa e seus serviços, mas tem dificuldade para colocar essa história no papel. Por isso selecionamos algumas dicas para lhe ajudar a montar uma apresentação institucional que irá causar uma ótima impressão de sua empresa!
Inspire-se em outras empresas
A primeira dica é: Inspire-se em grandes empresas, nas líderes do mercado, em referências do mesmo setor e nos concorrentes diretos. Ler bastante ajuda a escrever melhor. Pensando nisso, leia as apresentações de várias empresas que você admira e use-as como fonte de inspiração.
Siga um roteiro
Não importa o tamanho da empresa, os textos institucionais seguem um padrão pré-estabelecido, geralmente com “Quem Somos”, “Empresa”, “Institucional”, “História”, ou “Perfil”. Por isso, antes de começar a escrever, considere um roteiro de informações que devem conter no texto da apresentação. Essa prática ajuda a reunir dados e a organizar as informações, facilitando a elaboração do texto. Em termos gerais, os textos institucionais apresentam os seguintes itens:
- Empresa,
- Visão,
- Missão,
- Valores,
- Contatos.
Escreva de forma simples
Com seu roteiro em mente, a próxima dica é: procure escrever de forma simples e direta. Levante dados reais sobre a empresa, sua história e seu propósito. Tenha bem definido o perfil do público que irá ver sua apresentação e comece a escrever como se estivesse se dirigindo diretamente a essas pessoas. Lembre-se: escrever bem é escrever de forma clara!
Apresentação institucional NUNCA é o foco
Embora você esteja apresentando a sua empresa, o centro das suas atenções deve ser o cliente. Um cliente em potencial está interessado em si próprio, nas suas necessidades. Por isso, a apresentação institucional deve estar presente nos materiais de comunicação da empresa, como websites, catálogos e apresentações de slides, mas NUNCA deve ser o foco do material. Ao contrário, todo o material deverá ser focado no ponto de maior interesse do cliente da empresa, e deverá resolver o problema do cliente com informações objetivas.
Nos próximos artigos, vamos trazer mais dicas para elaborar o texto e o visual para apresentação institucional. Acompanhe, mande suas dúvidas e sugestões!