Você já participou de uma reunião em que o apresentador estava totalmente perdido? A ordem das falas não tinha coerência, o conteúdo era enfadonho, faltavam informações sobre o que ele realmente deveria abordar e, no final, a apresentação te deixou mais confuso do que interessado?
Se você ainda tinha dúvidas sobre a importância de uma apresentação profissional, esse é o ponto principal: direcionar e otimizar as informações sobre sua empresa de forma clara, interessante e persuasiva, respeitando o tempo disponível.
Hoje, vamos te explicar o objetivo da apresentação institucional e como ela pode ajudar você a vender sua ideia.
Imagine a situação: você está prospectando um contrato promissor! Batalhou para conseguir um contato quente e, finalmente, agendou um horário na sua concorrida agenda! Agora, é hora de arrasar na sua apresentação.
Então, como você irá se preparar para esse momento? Como organizar as informações mais importantes? Como contar sua história de forma criativa? Como demonstrar sua capacidade e os diferenciais do seu produto ou serviço? Quais argumentos usar para comprovar que você realmente oferece as melhores soluções do mercado?
Para todas essas perguntas, as respostas precisam estar bem definidas em sua apresentação institucional.
A apresentação institucional e sua utilização
A apresentação precisa ser prática e atingir dois objetivos essenciais: abrir portas e otimizar sua fala e seu tempo.
Abrir portas porque ela irá apresentar quem é você, o que você faz, o que você tem de especial, destacando suas competências e principais diferenciais competitivos.
Já o segundo objetivo é servir como um roteiro para conduzir sua fala durante a explanação, seja em uma reunião presencial ou remota. A apresentação deve ser o fio condutor da fala, com começo, meio e fim – prendendo a atenção do interlocutor em todas as etapas.
Benefícios de ter uma apresentação institucional
Com uma apresentação clara, criativa e com visual impactante, você estará sempre preparado para qualquer reunião, conquistando mais segurança e aproveitando benefícios como:
- Transmitir credibilidade;
- Validar e reforçar seu discurso de venda;
- Mostrar competência e domínio do que está sendo oferecido;
- Apresentar a visão de inovação e criatividade da empresa;
- Propagar seriedade e garantir mais confiabilidade.
O que a apresentação institucional precisa ter?
Leve sempre em consideração qual é o objetivo da sua fala e como essa ideia deve ser transmitida. Conte quem você é, qual é o seu propósito e por que sua empresa existe. Explique o que torna seu negócio diferente dos concorrentes. Apresente dados que reforcem sua autoridade no segmento.
Existem outras questões que podem ser abordadas durante uma apresentação, como:
- Apresente sua expertise, sua capacidade de entrega, o método de trabalho, prazos, organização e o desempenho da equipe na realização do serviço;
- Demonstre as empresas parceiras que atuam com você e que ajudam a garantir a qualidade na entrega do produto/serviço;
- Faça uma breve apresentação de casos de sucesso, relatando produtos/serviços que deixaram seus clientes satisfeitos.
Para encerrar sua apresentação, procure inovar e fugir do óbvio.
Em vez de finalizar com apenas um “obrigado”, vale a pena utilizar frases de impacto que façam seu cliente pensar, refletir e entender a importância da parceria que está sendo firmada.
Outro detalhe importante é que, durante a apresentação institucional, você também deve aprender. Preste atenção quando o cliente fizer perguntas, identifique a “dor” do público e aproveite para reforçar que sua empresa tem a solução.
Dicas para criar uma apresentação institucional impecável
Além do que já mencionamos, algumas dicas são fundamentais para que a apresentação institucional da sua empresa seja memorável:
- Planeje-se. Crie um roteiro sobre o que deve ser falado, qual é a mensagem principal e quais provas irão reforçar sua expertise.
- Não se alongue. Evite colocar muito texto em uma única página ou ter slides em excesso. A ideia é atrair e manter a atenção do cliente, e não cansá-lo com telas cheias de informações.
- Tenha um padrão visual. Siga a identidade visual da sua empresa. Mostre que você está em sintonia.
- Atente-se aos tamanhos de letras, fontes, qualidade das imagens e visual dos slides.
- Apresente dados concretos. Use gráficos e elementos visuais que chamem a atenção, tragam informações importantes e contextualizem o assunto, evitando sobrecarregar as páginas com muito texto. Mas lembre-se: menos é mais!
- Estude sua apresentação. Por mais que você conheça a empresa, é importante ter em mente tudo o que vai ser falado. Todos os dados e estatísticas a serem apresentados precisam estar na ponta da língua.
Vamos continuar essa conversa?
Toda apresentação traz uma grande oportunidade de transformar uma parceria em bons negócios. E, se for criada por quem entende do assunto, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.
A Com5 conta com um time de especialistas que pode te ajudar a desenvolver uma apresentação institucional de alta performance, desde o roteiro e conteúdo até o visual e efeitos especiais.
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