Você já participou de uma reunião em que o apresentador estava totalmente perdido? A ordem das falas não tinha coerência, o conteúdo era enfadonho, faltavam informações sobre o que ele realmente deveria falar, e, no final, a apresentação te deixou mais confuso do que interessado?
Se você ainda tinha dúvidas sobre a importância de uma apresentação institucional, aí está o principal objetivo: direcionar e otimizar as informações sobre sua empresa, de uma forma clara, interessante e persuasiva, respeitando seu tempo disponível.
Neste conteúdo, a com5 vai te explicar qual o objetivo da apresentação institucional e como ela pode ajudar você a vender sua ideia!
Imagine a situação: Você está prospectando um novo contrato bastante promissor! Batalhou para conseguir um contato quente e finalmente agendou um horário em sua concorrida agenda! Agora, é hora de arrasar na sua apresentação!
Então, como você irá se preparar para esse momento? Como organizar as informações mais importantes? Como contar a sua história de forma criativa? Como demonstrar a sua capacidade e os diferenciais de seu produto ou serviço? Quais argumentos utilizar para comprovar que você, realmente, oferece as melhores soluções do mercado?
Para todas essas perguntas, as respostas precisam estar bem definidas em sua apresentação institucional.
A apresentação institucional e sua utilização
A apresentação institucional precisa ser prática e atingir dois objetivos essenciais: abrir portas e otimizar sua fala e seu tempo.
Abrir portas, porque ela irá apresentar quem é você, o que você faz, o que você tem de especial, destacando suas competências e principais diferenciais competitivos.
Já o segundo objetivo, a ideia é servir como um roteiro para conduzir sua fala durante sua explanação, seja em uma reunião presencial ou remota. A apresentação deve ser o fio condutor da fala, com começo, meio e fim – devendo prender a atenção do seu interlocutor em todas as etapas.
Benefícios de ter uma apresentação institucional
Com uma apresentação institucional produzida com clareza, criatividade e visual impactante, você está sempre bem preparado para qualquer reunião, conquista mais segurança e aproveita alguns benefícios, como:
- Transmite credibilidade;
- Valida e reforça seu discurso de venda;
- Mostra competência e domínio do que está sendo oferecido;
- Apresenta visão de inovação e criatividade da empresa;
- Propaga seriedade e garante mais confiabilidade.
O que a apresentação institucional precisa ter?
Leve sempre em consideração qual é o objetivo da sua empresa e como ela deve ser reconhecida no mercado. Conte quem você é, qual é o seu propósito e o por quê a empresa existe. Explique o que torna sua empresa diferente dos concorrentes. Apresente dados que reforcem sua autoridade no seu segmento.
Existem ainda outras questões que podem ser abordadas durante uma apresentação institucional, como por exemplo:
- Apresente sua expertise, sua capacidade de entrega, como é o seu método de trabalho, os prazos, a organização, o desempenho da equipe na realização do serviço;
- Demonstre as empresas parceiras que atuam juntamente com você e que lhe ajudam a firmar uma qualidade na hora da entrega do produto/serviço;
- Faça uma breve apresentação de casos de sucesso, relatando alguns produtos/serviços que deixaram seus clientes satisfeitos.
Para encerrar a sua apresentação institucional, procure inovar, fuja do óbvio.
Ao invés de finalizar com apenas um “obrigado”, vale a pena utilizar frases de impacto que façam seu cliente pensar, refletir e entender a importância dessa parceria que está sendo firmada ali.
Outro detalhe importante é que, durante a apresentação institucional, você também deve aprender. Preste atenção no momento em que o cliente for tirar dúvidas, sinta qual é a dor do seu público e aproveite para reforçar que a sua empresa tem a solução.
Dicas para criar uma apresentação institucional impecável
Além do que já mencionamos, algumas dicas são fundamentais para que a apresentação institucional da sua empresa seja memorável:
- Planeje-se. Crie um roteiro sobre o que deve ser falado, qual é a mensagem principal e quais são as provas que irão reforçar sua expertise.
- Não se alongue. Evite colocar muito texto em uma única página ou ter slides em excesso. Lembre-se, a ideia é atrair e manter a atenção do cliente, e não fazê-lo ficar cansado ao ver uma tela poluída de informações;
- Tenha uma padrão visual, siga a identidade visual da sua empresa. Mostre que você está em sintonia;
- Atente-se aos tamanhos de letras, às fontes utilizadas, à qualidade das imagens e ao visual dos slides;
- Apresente dados concretos, use gráficos e elementos visuais. Eles chamam a atenção, trazem informações importantes, contextualizam o assunto e evitam que muito texto seja jogado na página. Mas, lembre-se, menos é mais!
- Estude sua apresentação. Por mais que você conheça a empresa, é importante ter em mente tudo o que vai ser falado, todos os dados e estatísticas a serem apresentados precisam estar na ponta da língua.
Vamos continuar essa conversa?
Toda apresentação traz uma grande oportunidade de transformar sua parceria em bons negócios. Mas lembre-se que se ela for criada por quem entende do assunto, as chances de você ter sucesso aumentam exponencialmente.
A Com5 conta com um time de especialistas que podem te ajudar a desenvolver uma apresentação institucional de alta performance, desde o roteiro, o conteúdo, o visual, além dos efeitos especiais.
Ficou interessado? Preencha o formulário e fale com a gente, solicite um orçamento sem compromisso e comece esse trabalho com quem entende do assunto!