Você já reparou na quantidade de novas informações que recebeu? Pouco a pouco, fomos nos acostumando com uma avalanche de assuntos que chegam até cada um de nós, desde a hora do café da manhã até o momento em que colocamos a cabeça no travesseiro, nos preparando para um novo dia. Um novo dia? Ou seriam mais 24 horas de pura informação?
Nosso dia a dia, em tempos de smartphones, mídias sociais, curtidas, compartilhamentos e ‘stories’, é tomado por uma infinidade de informações misturadas de forma cada vez mais intensiva.
Para nós, que trabalhamos diretamente com comunicação, esse fenômeno é ainda mais provocador. Tudo isso nos faz questionar e, consequentemente, estudar formas para cumprirmos com a difícil tarefa de não sermos apenas mais um no mercado.
Você já deve ter se questionado: Como ganhar relevância e conquistar novos clientes? Como estar par a par ou acima dos seus concorrentes? Quais são seus diferenciais e como posso me destacar?
Estes são questionamentos que podem fazer com que haja temor em relação ao andamento do seu negócio, que pode estar no mercado há anos, ser recém-criado ou, quem sabe, ainda é um sonho não realizado.
Entretanto, existe uma ferramenta que é o ponto de partida para sanar esse medo: planejamento.
Planejar não quer dizer se livrar de preocupações, mas sim saber como, quando e com quais estratégias você se guiará para atingir seus objetivos.
O planejamento de comunicação, seja para um micro ou grande negócio, é o primeiro passo para se posicionar no mercado. É a possibilidade de ter a voz da sua empresa reconhecida em meio a tantos ruídos, e, a partir de então, poder estabelecer um diálogo consistente entre a sua empresa e o seu público.
Quando existe o desejo de empreender, há uma cabeça cheia de sonhos, desejos e principalmente metas a serem alcançadas. Porém, como fazer para alcançar essas metas e colocar os planos em prática com eficácia?
O planejamento vem justamente identificar os pontos cegos, amarrar os nós desatados, traçar estratégias e definir táticas que vão auxiliar a atingir as metas estabelecidas. É o ponto inicial para deixar claro quem é a sua empresa, o que você tem a oferecer, com quem deseja se relacionar e qual é o seu diferencial em um mercado cada vez mais competitivo e saturado de informações.
Não existe tempo ou hora para começar a planejar, mas que tal iniciar o ano se despindo dos medos e se jogando aos desafios? O primeiro passo para ganhar a batalha, você já sabe!