Se você é empresário e está próximo das redes sociais, já deve ter ouvido falar da palavra Engajamento. Engajar, no linguajar da comunicação, significa envolver os internautas nas publicações que você faz no Facebook, Instagram, Linkedin e afins, com o objetivo de promover um produto, serviço ou ideia.
Fazer com que as pessoas gostem do que você publica e interajam – seja curtindo, comentando ou compartilhando, por exemplo – demanda dedicação, estratégias e ficar longe de alguns errinhos que, combinados, podem afastar o público ao invés de aproximar.
Por isso, separamos as principais atitudes que podem diminuir o engajamento, junto com algumas dicas espertas para não deixar isso acontecer. Chegou a hora de arrasar nas redes sociais da sua empresa e vamos te ajudar nisso!
Não ter uma persona
Nossa velha conhecida, a Persona, é a chave para você alinhar o papo com seu cliente. Entendendo quem ela é, você passa a pensar em conteúdos que com certeza vão fazer o internauta parar de rolar o feed para ver o que você está falando. Essa aqui é prioridade da lista, hein!
Publicar demais ou de menos
Postar muito e todos os dias ou postar de vez em nunca pode ser um tiro no pé. Depende da situação, do nicho, do público e de diversos outros fatores. Entendendo a persona aí de cima, fica mais fácil pensar em quantos passos vão compor essa coreografia.
Oferecer conteúdo de pouco valor
Aí batemos no Marketing de Conteúdo que falamos há um tempo. Não adianta jogar qualquer informação, tem que ser de qualidade, bem produzida e interessante, de forma que tenha significado para quem está lendo. E isso não é chatice, viu?! Quem não ama um conteúdo do bom, que atire a primeira pedra!
Cair na monotonia de formatos
Só foto, foto, foto, vídeo, vídeo, vídeo. O internauta cansa e isso não pode acontecer. Por isso, varie nos formatos e plataformas. Lance mão de fotos legais, artes criativas, vídeos no feed, IGTV, stories, enfim. Temos ferramentas incríveis à disposição!
Deixar o internauta no vácuo
O internauta comenta seus posts, responde seus stories, chama inbox e você não responde? Bora assuntar com o pessoal! O cliente se sente importante e querido, o que pode ser convertido em bons negócios; e você passa a entender ainda mais seu público para incrementar sua persona. Todo mundo sai ganhando.
Desacreditar dos anúncios pagos
Dá uma preguiça de gastar mais dinheiros, né? Mas não é gasto, é investimento que vai levar seus conteúdos bem produzidos para quem realmente importa. Com a orientação certa, você vai saber exatamente quanto investir e quais resultados serão obtidos. Conte com a gente, viu?
Não monitorar resultados
Quanto você utiliza as ferramentas específicas para negócios (como a Company Page do Linkedin, a Fanpage do Facebook e a versão profissional do Instagram) você tem acesso às métricas, ou números importantes para você verificar como está a interação na sua marca, o que pode ser mantido, o que precisa melhorar e, a partir disso, propor novas estratégias para novos resultados.
E uma boa equipe de comunicação é importante para acompanhar essas métricas e para se atentar a todos os detalhes, como nosso time, que tem 15 anos de expertise em estratégias para que sua marca engaje com todo o potencial que ela tem.
Sua marca merece um engajamento de verdade com estratégias de comunicação eficientes. Marque uma reunião com a gente e conheça nossas possibilidades!