Você chega na sua empresa e se depara com um problema: seu investimento em marketing não está funcionando e as vendas do último mês abaixaram.
“Mas como assim?”
Sua reação imediata é buscar uma solução para o problema e pergunta: de que forma podemos vender mais?
Surgem várias respostas, mas nenhuma que resolva de fato o problema. E se, ao invés de perguntar “como vender mais?”, você perguntasse “Por que os investimentos não estão funcionando?”. As respostas seriam outras perguntas e provavelmente conduziriam você e sua equipe para rumos melhores.
É por isso que nós vamos te apresentar a técnica dos 5 por ques, que busca solucionar a raiz do problema e não só amenizar os sintomas.
Pronto? Vamos lá!
Vamos testar os 5 porquês no exemplo ali de cima: Ao receber a informação de que “o investimento em marketing não está funcionando e as vendas do último mês abaixaram” você deve se perguntar qual o motivo disso.
1º – Por que? – Por que o investimento em marketing não está funcionando?
Possível resposta: Porque está sendo direcionado para as pessoas erradas.
2º – Por que? – Por que o investimento está sendo direcionado para pessoas erradas?
Provável resposta: Porque a empresa não conhece seu público-alvo ou não definiu uma persona. Às vezes, no desejo em atender o maior número de pessoas possível, a empresa acabou se perdendo e não focou em se comunicar com as pessoas com maior afinidade ou potencial para serem seus clientes fiéis.
3º – Por que? – Por que a empresa não conhece seu público-alvo?
Possível resposta: Porque a empresa não tem um planejamento de comunicação estruturado. O planejamento de comunicação é a ferramenta para ajustar e direcionar a comunicação das empresas, entendendo a fundo do seu negócio, identificando o comportamento de seu público-alvo, analisando o mercado em que sua empresa atua e como se posicionam seus concorrentes, para identificar oportunidades, estratégias e táticas de comunicação focadas em atingir seus objetivos.
4º – Por que? – Por que a empresa não tem um planejamento de comunicação?
Provável resposta: A empresa nem sabia que precisava de um! Muitas empresas estão tão habituados a comunicar-se por conta própria que não pensam em contratar uma equipe especializada em estudar as formas de direcionar melhor suas estratégias de marketing. Planejamento de comunicação não significa aumentar os investimentos em marketing, mas sim aproveitar melhor seus investimentos nos canais certos, para o público certo, no momento certo.
5º – Por que? – Por que sua empresa ainda não contratou a com5 para cuidar de seu planejamento de comunicação?
Agora, sabendo de tudo isso, chame nossa equipe para uma conversa! Juntos, vamos levar esses questionamentos a fundo, até que todas as respostas sejam encontradas. Assim, é possível traçar a melhor solução para seu problema de comunicação.
Ah, última dica: não é porque a técnica se chama “5 por quês” que sempre vamos precisar questionar 5 vezes. Às vezes nós encontraremos a raiz do problema na segunda ou terceira pergunta, ou então podemos nos perguntar mais de 10 vezes até chegar a uma conclusão.
De qualquer modo, é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer projeto e que vai te ajudar a resolver os problemas da sua empresa, seja ele qual for.
Achou interessante? Venha tomar um café e bater um papo com nossa equipe. Vamos descobrir – e solucionar! – juntos esse problema!
Até logo!