Oi, meninas! Tudo bom?
No post de hoje vamos falar sobre os digital influencers e como usar essa onda da internet como uma estratégia de marketing.
Piadinhas a parte, hoje vamos falar sério (ou nem tanto, né) sobre o que é, de onde vem e do que se alimenta essa nova mania que tomou conta das redes sociais: Os chamados influenciadores são gente como a gente que, por colocarem sua carinha no sol da internet, lançam moda, inspiram e convencem os internautas a consumirem produtos, adotarem hábitos de vida e mudarem suas formas de pensar – por isso o termo influencer, influenciador – aquele que influencia, de fato.
Há alguns anos atrás eram raras as pessoas que conseguiam esse nível de confiança e autenticidade com o público, mas, ultimamente, essa prática se popularizou e tem muita gente que dedica um tempinho do seu dia para navegar no Youtube, Facebook e Instagram atrás de vídeos e tutoriais de maquiagem, de DIY (ou faça-você-mesmo) ou resenhas de filmes, livros e álbuns de música.
Mas por que tanta fama, gente do céu?
Porque, quando uma pessoa fala sobre tal produto ou serviço, é apenas uma pessoa falando, causando uma identificação instantânea a quem está assistindo. Em outras palavras, é como se um amigo estivesse indicando para você e, por esse motivo, você confia.
Tá, mas o que minha empresa ter a ver?
Tu-do. Ao humanizar algumas interações com seus clientes, seja pelas mídias sociais, vídeos ou stories, você transmite ao seu público mais credibilidade e a certeza de que SIM, este produto ou serviço é para ele e essa interação foi feita exatamente para conversar com ele.
Interessante, né?! Para transformar esse movimento em estratégia de marketing, é bem simples:
Para começar, o famigerado, o estimado, o cobiçado: Planejamento de Comunicação.
Fazia tempo que a gente não exaltava esse cristal lapidado aqui, né?
Pois bem. As ações (ou vídeos, posts, stories e afins) que tiverem esse teor influenciador, precisam estar bem estruturados e pensados de forma estratégica no planejamento. Pense nele com carinho. SEMPRE!
Aí vem mais detalhes a se pensar:
– Quem vai ser o influenciador? Pode ser você, gestor da empresa, seus colaboradores os clientes fiéis à sua marca – ou, claro, um influenciador digital renomado que pode ser convidado a criar um conteúdo exclusivo para sua marca.
– Marca, mostre sua cara! Sim, você vai precisar colocar sua carinha (ou dos colaboradores e clientes) em fotos e vídeos.
– Você entende as dores do cliente? Já falamos disso aqui. Entendendo essas dores, você consegue se aproximar ainda mais das necessidades dele e isso pode melhorar sua performance como influenciador.
– O que oferecer de conteúdo? A verdade e informações que realmente sejam relevantes para o seu público. Já falamos disso aqui.
– Gerencie o relacionamento e interaja! Não adianta só postar e sair correndo. Afinal, para conquistar a confiança e o engajamento de sua audiência – ou seja, de seus seguidores e público-alvo, a regra é relacionar-se.
Pronto para começar? Temos uma dica para te influenciar enquanto influenciador (risos). No nosso insta publicamos diversos stories mostrando nossa rotina, bastidores e resultados de vários projetos que tocamos por aqui. Acompanhe a gente!
E então, bora pegar seu celular, escolher um fundo bonito e inspirar seus clientes por aí? Conte com a gente nessa tarefa.
Xis!