Como apresentamos no artigo “Apresente (BEM) sua empresa”, o texto institucional é a base para elaborar uma boa apresentação e padronizar a comunicação de uma empresa. Neste artigo, vamos apresentar 5 passos para elaborar um discurso corporativo.
Não importa o tamanho da empresa, os textos institucionais seguem um padrão pré-estabelecido, geralmente com “Quem Somos”, “Empresa”, “Institucional”, “História”, ou “Perfil”. Mesmo com dificuldades de apresentar a sua empresa em palavras, seguir um roteiro fará com que os pontos positivos e mais relevantes sobre os seus produtos e serviços tenham destaque.
Confira algumas dicas que selecionamos para ajudar na montagem desta etapa da apresentação.
1. Empresa:
Também conhecido como “Quem Somos”, este item é destinado à história de como o negócio surgiu. Você pode começar falando da oportunidade que o fundador identificou, as etapas que ela passou até chegar nesse exato momento, os seus objetivos, currículos e o que a empresa vem oferecendo para o aperfeiçoamento da equipe, de forma geral.
Apresente o foco do seu trabalho, o seu nicho de atuação e as vantagens que o cliente terá ao se tornar cliente da empresa. O texto deve ser muito rápido sobre o que é a empresa. Mesmo que o serviço seja complexo ou muito diversificado, o texto deve conter um parágrafo, composto pelos seguintes dados: Data de fundação, Segmentos de atuação, Certificações, Descrição da atividade principal, Localização, Tamanho, Capacidade Produtiva e Desempenho.
2. Visão:
Qual posição a empresa deseja atingir? A visão é o olhar para o futuro da empresa, a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, como ela espera ser vista por todos. Exemplos de visão: “ser uma das maiores empresas do segmento”, “ser reconhecida como referência de excelência no setor” “ser preferida pelo público de interesse” “ser pioneira em…” etc.
3. Missão:
A missão é a razão de existir da sua empresa, portanto, é ela quem deve guiar a realização dos objetivos e irá dar norte à todas as ações realizadas pela empresa. Alguns exemplos de missão, são: “atuar no mercado regional/nacional/internacional”, “atuar de forma segura, rentável, sustentável, responsável”, “contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, “garantir a melhor experiência de compra/realizar o sonho dos clientes” etc.
4. Valores:
Os valores são as convicções e as diretrizes que fundamentam o comportamento da empresa no cumprimento da sua missão. É a descrição dos valores que você (a empresa) preza e que os seus colaboradores deverão respeitar e devem estar presentes no cumprimento da sua missão. Exemplo de valores: “ética”, “parceria”, “resultados”, “transparência”, “responsabilidade social”, “confiabilidade” etc.
5. Contatos:
Não se esqueça de inserir todos os meios de comunicação para que o cliente possa fazer contato diretamente com a empresa e, se necessário, obter informações sobre os serviços, produtos, ou sobre a empresa. Inclua e-mail, endereço, telefone, redes sociais e o website.
Nós temos outro artigo onde damos mais dicas sobre a apresentação institucional. Desta vez, falamos sobre o impacto visual das apresentações e como deixá-las mais atrativas e rentáveis. Continue acompanhando nossa série de artigos!
Tem dúvidas ou sugestões? Envie um e-mail!