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01 de Fevereiro de 2019

Você é capaz de entender e cativar seu cliente?

Para 2019, pense a longo prazo na comunicação da sua empresa e ganhe um consumidor mais valorizado.

Em plena era da informação, e com o mercado cada vez mais competitivo, uma realidade se desponta no mundo do marketing: se sua empresa deseja ter resultados duradouros, não basta exibir seu produto, é preciso estabelecer um relacionamento com seus clientes. Mas, será que as empresas estão preparadas para conhecer, entender e cativar os clientes – ou continuam olhando apenas para o resultado comercial pontual?

Como já comentamos em nossos artigos, para um projeto de comunicação ter sucesso, a atitude mais importante é planejar: com um planejamento de comunicação conseguimos delinear táticas e estratégias para que a relação entre empresa e clientes seja duradoura e feliz para ambas as partes

Por isso, neste último artigo de 2018, te incentivamos a tornar o planejamento de comunicação a meta do seu 2019. Pensar a longo prazo só traz benefícios, e isso você já deve saber, mas vamos provar que este raciocínio vale também para se comunicar, especialmente porque cativa seu cliente de forma muito mais profunda.

Valores emocionais X financeiros

Estamos em pleno exercício do chamado Marketing 3.0, definido por Philip Kotler, o pai do marketing moderno, como o marketing dos valores: mente, coração e espírito. É por esta teoria que vamos trilhar nosso pensamento.

Até então, a relação entre empresa e cliente era feita de forma muito mais simplista e genérica. Em sua primeira fase, o marketing limitava-se a vender um produto sem muitas características, e assim, reduzir ao máximo os custos de produção. Nos anos 80, os consumidores mais exigentes passaram a pesquisar ofertas de produtos semelhantes, o que levantou a necessidade de segmentar o mercado e atender a determinado público-alvo.

Levando isso em conta, hoje a empresa precisa mostrar que seu cliente não é apenas com consumidor, é um ser humano e, ao procurar seus produtos e serviços, precisa encontrar não apenas uma organização, mas seres humanos preocupados com seu bem-estar.

Chega a vez do planejamento

 A função deste conjunto de processos e estratégias é justamente identificar a alma do seu cliente e, assim, saber exatamente que tipo de ação destinar a ele. Dentre estes procedimentos, realizados a partir de um método bastante criterioso, é identificado seu público-alvo e quais seus interesses. Ou seja, consegue-se identificar o que motiva seu cliente a consumir seu produto – ou o que desmotiva. Com isso, são criadas as campanhas e o conteúdo das mídias que mais têm a ver com o perfil de cada público, sejam elas digitais ou tradicionais. Conforme este conteúdo for chegando ao público, o profissional de comunicação vai levantando os resultados, as métricas, para confirmar se o planejamento está sendo eficiente ou se precisa de ajustes.

A partir destes resultados, haverá uma aproximação cada vez maior com seu cliente e uma percepção cada vez melhor de seu produto ou serviço por parte do consumidor. Por outro lado, seu cliente sente-se motivado e satisfeito por se relacionar com uma empresa confiante e atenta às suas preferências.

 Para 2019, te desejamos que os resultados de seu planejamento sejam plenamente atingidos. E, para um planejamento bem estruturado, entre em contato com a Com5, que pensa em soluções e estratégias individuais para solucionar os problemas de comunicação da sua empresa.