Blog

Blog

11 de Julho de 2019

Porque os podcasts estão mudando a forma como a gente se comunica?

É um pássaro? É um avião? Não! São os podcasts!

Você já deve ter ouvido falar dele, já viu algo sobre o assunto flutuando na sua timeline ou já recebeu como sugestão no Youtube ou na plataforma de streaming, com certeza! Mas talvez você – e mais um mooonte de gente – ainda não parou para consumir e entender o que é que é isso.

Por isso chegamos não só para te explicar, mas também para mostrar as inúmeras possibilidades que essa forma de comunicar pode representar para a gente.

Para começar, o que é?

É como se fosse um programa de rádio, ou seja, transmite informações, reflexões e notícias utilizando somente áudio. A diferença é que o podcast é mais recente e seu conteúdo é sob demanda: você ouve quando quiser, quanto quiser e do assunto que mais tiver a ver com você.

Mas, isso faz sentido?

Quem ainda não ouviu (se não por falta de curiosidade) argumenta fortemente que o podcast é uma mídia que foi ultrapassada pelo Youtube assim como o rádio foi ultrapassado pela tevê. Mas é bem ao contrário. Ele é uma alternativa recente na internet e que vem crescendo bastante, inclusive no Brasil.

Quem caiu no gosto dos podcasts não abre mão dele por nada por vários motivos: é uma forma de se comunicar muito mais moderna, completa e que acompanha seja qual for o ritmo do seu dia a dia. Além disso, tendem a ser muito mais bem-humorados e descomplicados: tudo o que a gente mais gosta nessa vida, certo?

Manual para iniciantes

Se você quer começar já, se liga nas nossas dicas!

Para ouvir um podcast, você pode usar seu celular ou tablet (aplicativos como Podcasts, Overcast, SoundCloud, Spotfy e Stitcher para Iphone; BeyondPod, PodKicker, PocketCasts e Spotify para Android) ou o computador (alguns canais de podcast possuem blogs que disponibilizam o episódio para baixar ou ouvir online)

Aí é só escolher um canal, pesquisar por temas, gêneros e mergulhar. Até porque, tem mais vantagens, tá preparado?!

  • Podcasts podem ser ouvidos em qualquer situação: Na academia, no busão, lavando louça, lendo nossos posts, no carro, TUDO!
  • São gratuitos: Para quem tem uma assinatura em um canal de streaming, para quem encontrou em um blog e para quem está no Youtube também (alguns Podcasts disponibilizam seus conteúdos lá).
  • Proporcionam descontração: E entretenimento. E conteúdo bom, moderno, relevante para a nossa vida.

Tudo de bom esse negócio de podcast, né? E se você já está animado, imagina na hora que ouvir um daqueles bem maravilhosos? Vamos até te indicar alguns dos favoritos aqui da equipe:

Não esquece de contar para a gente o que achou e de comentar nas nossas redes sociais os seus favoritos.

Agora cata o seu fone de ouvido e se joga!