Blog

Blog

01 de Fevereiro de 2019

Dica: 6 passos para criar uma apresentação de encher os olhos

Nos últimos artigos, trouxemos alguns tópicos importantes para o desenvolvimento de um bom texto institucional, essencial para a padronização da comunicação da empresa, e para elaborar uma boa apresentação, responsável por contar ao público o que é o seu negócio.

Tão relevante quanto o conteúdo, o visual da apresentação da sua empresa deve ser bem planejado e elaborado para impactar o seu público. Agora, neste artigo, trazemos algumas dicas para uma apresentação institucional visualmente atrativa:

1. Seja original: Mostre um visual único

Fuja de templates prontos para sua apresentação. Crie um modelo único de apresentação buscando referências na identidade visual de sua empresa e com elementos relacionados ao seu negócio. Com o primeiro visual definido, você já tem base para criar outros slides de maneira uniforme e coerente.

2. Boa visibilidade em primeiro lugar

Escolha uma paleta de cores harmônica e que garantam boa leitura do texto.

Cuidado com texto sobre fotos, texturas ou fundos com cores fortes, pois podem ficar ilegíveis. De nada adianta encher a apresentação de informações se elas não forem bem visíveis.

3. Utilize pouco texto

Seja sucinto e objetivo. Em uma apresentação institucional, reúna apenas os pontos fundamentais da empresa para que o público tenha uma compreensão imediata do que está sendo transmitido. Use bullets, tópicos e textos curtos, no máximo dois parágrafos.

4. Use boas imagens a seu favor

Uma boa imagem fala mais do que mil palavras, portanto, é essencial! Use imagens de boa qualidade e resolução. Na internet existem bancos de imagens que oferecem belas imagens gratuitas.
Infográficos são uma mão na roda, pois passam mais informações de forma dinâmica e ainda reduzem a necessidade de textos. Ao optar por esse recurso, atente-se ao tamanho das letras e números para que estejam legíveis.

5. Escolha bons estilos de fontes

Os estilos tipográficos (tipos de letras) são muito importantes para garantir a boa compreensão e uma identidade visual bacana para a apresentação. Por isso faça uma busca por fontes elegantes e de fácil leitura e evite fontes muito conhecidas do público. Aquela fonte que parece de história em quadrinhos, “Comic Sans”, está proibida!

6 . Alerta: diga não aos efeitos de transição

Efeitos mirabolantes entre um slide e outro podem ser uma cilada e deixar a apresentação maçante. Esses recursos só valem se forem usados para colaborar de forma positiva para o conteúdo que está sendo transmitido. Caso contrário, é melhor evitar.

Estas foram nossas dicas para a elaboração de uma boa apresentação institucional. Não se esqueça que ela é uma grande porta de entrada para a comunicação entre você e o seu público!

O que gostaria de saber sobre comunicação? Tem dúvidas sobre o tema ou sugestões para os próximos artigos? Envie um e-mail!