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28 de Outubro de 2020

Por que os dados dos seus clientes são importantes na era digital?

Em um mundo em que o digital rege a nossa vida, saber utilizar as ferramentas ao nosso favor se tornou essencial. E depois de aprender a divulgar e vender nossos produtos e serviços aos nossos clientes mais fiéis, chegou a hora de subirmos de nível e aprendermos a cativar novos consumidores através de todas as possibilidades que o virtual pode nos oferecer.

Uma dessas possibilidades são os leads, um termo familiar dentro do marketing digital que serve para identificar as pessoas que demonstraram algum interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, ao consumir algum postblog ou vídeo criando dentro dos conceitos de Marketing de Conteúdo, se identificou e decidiu preencher um formulário com seus dados pessoais, para receber esses conteúdos com mais frequência e exclusividade.

A partir de então, chegamos ao ponto chave desse artigo: os dados pessoais dos seus clientes. Quando uma pessoa preenche um formulário para baixar um conteúdo especial da sua empresa – que pode ser um e-book, um catálogo, ou a newsletter com as notícias do mês – ele está fornecendo para você, informações importantes para montar a persona do seu negócio.

Porém, você, enquanto empresa, precisa ter responsabilidade ao lidar com esses dados pessoais. Para isso, está em processo de implantação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada pelo Senado brasileiro em 2018, cujo objetivo é garantir a proteção e a transparência no uso de dados de pessoas físicas na internet. Em outras palavras, a LGPD deixa o seu cliente consciente de que sua empresa pode usar os dados coletados em formulários, ao passo que a empresa garante sua responsabilidade ao utilizar essas informações.

Com tudo alinhado conforme as diretrizes da LGPD (que deve entrar em vigor em agosto de 2021), voltemos ao assunto desse artigo. Saber a faixa etária, os interesses, os hábitos e a localidade desse cliente fazem com que você entenda o perfil dele e quais soluções da sua empresa são ideais para solucionar a dor do seu cliente. Mas todo esse processo não acontece de forma mágica.

É necessário saber captar e analisar esses dados com responsabilidade, e guiar o seu cliente em potencial para o restante da jornada do lead – porque, até agora, ele só consumiu e se interessou por um conteúdo seu. Depois de formalizar essa análise e perceber a real necessidade do cliente, chega a vez de oferecer outros conteúdos que demonstrem a qualidade do seu produto e serviço e como ele é a melhor escolha para satisfazer o desejo de compra desse cliente. A partir daí, é esperar a decisão final de compra e correr para o abraço: mais um cliente fiel apaixonado por suas soluções.

Sabemos que o seu negócio consegue atender a diversos públicos, mas você sabe identificar qual o nicho mais estratégico neste momento? Entender as oportunidades macro e micro do seu negócio são importantes para guiar o rumo das ações de todos os aspectos da sua empresa, especialmente no momento em que o mundo é digital e cheio de caminhos de sucesso esperando para serem descobertos.

Conte com a nossa equipe para cuidar da sua jornada digital junto com você. Agende um café com a gente!