Blog

Blog

24 de Julho de 2020

#OAgroNãoPara: A hashtag que mostra a importância do campo para a sociedade

O setor reforça sua importância durante a pandemia. O agro não para, e a gente também não! Saiba o porquê.

O coronavírus chegou e parou tudo. O comércio, as empresas, os eventos, o trânsito, a gente. Mas, além da saúde, um setor não parou – e não pode parar: o agronegócio, responsável por produzir o nosso alimento, a nossa energia e os insumos essenciais para a nossa sobrevivência.

A importância desse setor não vem de agora. Em 2019, a soma dos bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$1,55 trilhão, representando 21,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. O levantamento foi feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assim como todos nós, o agro teve que se reinventar para continuar em movimento durante a pandemia. Os atendimentos das equipes passaram por mudanças para respeitar os protocolos de segurança, saúde e distanciamento social. Dentre as decisões operacionais e as estratégias econômicas, um detalhe chamou a nossa atenção: a hashtag #OAgroNãoPara, que já acumula quase 45 mil marcações no Instagram – e não para de crescer. 

Ela demonstra que, mais do que continuar fazendo, o agronegócio brasileiro e suas ações precisam ser valorizadas, mostradas e trazidas para perto das pessoas. Com esse diálogo, o agronegócio passa a entender as necessidades e interesses do seu público, e o público passa a valorizar o trabalho que é realizado no campo.

Uma comunicação próxima e eficiente assim é tudo de bom, não é?

Por isso, durante a pandemia, quem não parou também fomos nós, os concinqueiros. Tendo o agro como uma das nossas especialidades, nos dedicamos em elaborar estratégias especiais para os nossos parceiros do campo, promovendo esse diálogo transparente com seus parceiros, fornecedores, com a imprensa e até com os clientes em potencial. 

Para o nosso parceiro Euroforte, que quebra paradigmas ao oferecer produtos para nutrição avançadas das lavouras, nosso desafio foi elaborar um projeto completo de reposicionamento da marca, dando uma atenção especial para a comunicação visual e desmembrando para redes sociais, um site reformulado, comunicação interna, externa, apresentação, peças para eventos digitais e mais. Só estamos começando, mas os resultados vêm fortes e longevos, como os resultados dos produtos que a marca oferece.

Fazendo dos meios digitais uma janela para o mundo e uma porta para as oportunidades, a Cropman, que leva inteligência analítica através de análises de solo altamente tecnológicas, agiu rápido, com um reposicionamento e lançou um site bilingue, para atender o público internacional que já procura os seus serviços.

Já a paranaense Iterum, que leva fertilizantes de qualidade com preços competitivos aos produtores, contou com a nossa equipe para reformular sua comunicação institucional, com apresentação comercial, assinatura de e-mail e anúncios para diversas mídias.

Com a Syngenta, que fornece sementes e inovações de proteção de cultivo, o nosso trabalho é valorizar a importância da marca na cadeia de alimentos para nutrir o mundo e cuidar do planeta. Anualmente, estruturamos o relatório de safra para grandes clientes de cana-de-açúcar da Syngenta, destacando os projetos e ganhos em sinergia com os principais parceiros. 

Por fim, mas não menos importante, destacamos o trabalho em parceria com a Coopercitrus, a cooperativa de agricultores que leva produtos, serviços, apoio e tecnologia aos seus mais de 37 mil cooperados localizados nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Além de conteúdos para a revista da cooperativa, estamos envolvidos com a elaboração de um super projeto da Coopercitrus, com direito a comunicação com a imprensa e roteiros de filmes. Mas esse projeto ainda é um segredinho, que você poderá conferir – e participar – em breve, mais precisamente, de 27 a 31 de julho, no site e redes sociais da cooperativa. 

O agro não para e, nesse constante movimento com o objetivo de inovar sempre, este setor nos inspira a continuar, a surpreender e a sermos resilientes mesmo quando a situação está desafiadora. 
Se você faz parte deste setor ou de qualquer outro, e quer dar a volta por cima nos resultados, conte com a nossa equipe. A comunicação é um dos caminhos para o sucesso. E a com5 caminha ao seu lado para trilhar essa jornada!