Blog

Blog

06 de Novembro de 2019

Feira do Empreendedor SEBRAE: Estamos prontos para esse novo mundo?

Em outubro de 2019, nossa equipe marcou presença na Feira do Empreendedor 2019 SEBRAE-SP, o maior evento do ramo na América Latina, que reuniu os maiores empreendedores do Brasil falando sobre inovação, estratégias e muito mais.

Nosso parceiro Fernando Vilela descreveu de forma muito especial esse momento e vamos compartilhar tudo com você a seguir. Acompanhe!

”A convite da empresária e amiga Maira Luana, da Com5 Comunicação, fui participar da Feira do Empreendedor 2019, nos dias 7 e 8 de outubro no Parque Anhembi, em São Paulo. Estivemos eu, Luana, Júnior e Fabiano.

Foi uma experiência ímpar e muito produtiva, para mim e o Júnior que fomos pela primeira vez e de novos aprendizados para o Fabiano e a Luana que já atuam nesse mercado.

Quando tomamos conhecimento de uma feira de empreendedorismo, nos perguntamos, o que é empreender? Empreender é a capacidade de implementar novos negócios ou novas mudanças em um negócio novo ou numa empresa já existente. É o sonho de muitos brasileiros em ter um negócio próprio, sabendo identificar, aproveitar e transformar oportunidades em lucro. Para isso, é preciso estar antenado com o mundo a nossa volta, pois, oportunidades existem, basta saber aproveitar.

Pude participar de duas palestras do SEBRAE onde tomei conhecimento que empreendedor é aquele indivíduo criativo, inovador, arrojado, estrategista, que estabelece metas e projetos para lançar seu produto no mercado. Um bom empreendedor analisa, identifica, define, decide e monitora seu negócio, implementa novos rumos na busca de resultados eficazes.

Hoje, alguns modelos de empreendedor são de suma importância na sociedade:

Empreendedor digital: aquele que aproveita as redes sociais para lançar seus produtos na internet para obter lucro. Numa palestra sobre a importância o Facebook, deu para perceber que a internet é o novo areópago que, cresce dia a dia, e será, num futuro muito próximo, o grande campo de vendas.

E-comerce: comércio online. Totalmente ligado ao digital, aproveita a internet para alavancar suas vendas e lançar sua marca no mercado. Uma maneira rápida de se tornar conhecido, através de sites, redes sociais, e-mails etc.

Empreendedor social: cada vez mais, a sociedade precisa desse profissional que busca soluções inovadoras, capaz de trazer mudanças, novas ideias e soluções capazes de melhorar a vida das pessoas.

Ser empreendedor não é ser absoluto, mas, sim, ter um estilo próprio de vida, ser sonhador, correr riscos e acima de tudo estar sempre encarando novos desafios. Nesse sentido, temos dois tipos de empreendedor, aqueles que empreendem por necessidade e os que empreendem porque tiveram uma ideia brilhante. Andando e observando todos os stands da feira podemos observar cada um desses dois, nas mais variadas atuações no mercado financeiro, nas invenções e inovações nos mais variados segmentos comerciais, desde os pequenos e iniciantes até as grandes empresas.

O ponto alto, foi a palestra do Thiago Nigro, criador do “Primo Rico”, o cara que se tornou tudo aquilo que disseram que ele não poderia ser. Com ele aprendemos que o papel do empreendedor é essencial para a sociedade, pois, ele é aquele que está disposto a investir, sem medo. E mesmo que venha a falhar, pelo menos houve uma tentativa e o tornou mais forte para novas iniciativas.

Empreender, nos dias atuais, é ser rápido e prático, na mesma velocidade do mundo digital. A tecnologia se inova todos os dias e o empreendedor tem por obrigação acompanhar essa evolução. As respostas e soluções para os desafios devem acompanhar essa nova forma de viver da sociedade. Para isso, um empreendedor deve ter um bom propósito, boas ferramentas e acima de tudo aprender sempre.

O sucesso direito de todos e só depende de cada um. Podemos ser tudo o que querermos ser. O resultado vem com o suor da camisa, com a ação, com a atitude e acima de tudo, com a mentalidade de um vencedor. Eu crio o meu sucesso. O poder da realização está dentro de nós e sempre podemos ir mais além.

Temos dentro de nós um poder de explosão. Explosão vem de dínamo, dinamite, dinamismo. E o combustível para essa explosão acontecer é o propósito. Basta juntar esse propósito a um bom mentor. O SEBRAE é o mentor onde buscamos empreender”.

Muito bom compartilhar crescimento com quem acredita na inovação e nas boas ideias. Obrigada pelo depoimento incrível, Fernando e agora: mãos na massa!