Blog

Blog

07 de Abril de 2020

Coronavírus e marketing: como ser criativo na crise

2020 estava caminhando a todo vapor e a pandemia do novo coronavírus mudou completamente a nossa vida. Desde então, todos estamos sentindo os impactos e procurando alternativas para trabalhar, vender e nos relacionar. Em tempos de isolamento social, a comunicação e a internet têm sido as ferramentas mais importantes para garantir que todo mundo dialogue, que a informação (oficial e bem apurada) chegue a todos e que a vida continue acontecendo, inclusive para as empresas.

Aqui na com5, temos acompanhado a resiliência de nossos clientes e propondo possibilidades criativas e estratégias para contribuir com esse momento.

Hoje, compartilhamos com você algumas dessas dicas. O principal é: mantenha a calma e use as oportunidades que estão perto de você.

Seja assertivo e sincero
Comunique claramente as mudanças na rotina da sua empresa: horário de funcionamento, possibilidades de entrega, produtos e serviços disponíveis. Faça um comunicado, grave vídeos e esteja presente caso surjam dúvidas.

Demonstre responsabilidade
Seja transparente neste ponto também. Mostre os cuidados que estão sendo tomados com a manipulação dos produtos, as diretrizes de higiene adotadas no atendimento e a preocupação com sua equipe. Além disso, fortaleça as orientações de cuidado com a higiene, formas de prevenir e, especialmente, estimular o seu cliente a ficar em casa.

Venda online
Se você ainda não tinha uma estratégia de venda online, agora é a hora de se reinventar e passar a oferecer opções de venda pela internet, WhatsApp e mídias sociais. O WhatsApp Business e o Facebook for Business são excelentes ferramentas para criar catálogo de produtos, vender e conversar com os clientes!

Ofereça opções
Pense em novas formas de pagamento, lance descontos especiais, ofereça serviço de entrega em casa e grátis, se possível, seja criativo nos produtos ou serviços que oferece. Pense que as pessoas estão passando por momentos desafiadores e ainda assim, precisam do apoio da sua empresa para que a casa continue funcionando. Use as redes sociais para fazer as vendas! O Mercado Pago e o PickPay oferecem opções de pagamento por link ou QRCode. O cliente paga rapidinho e você já recebe. O custo-benefício é ótimo e vai ajudar você nesse momento.

Dê dicas, seja útil
O marketing de conteúdo é sua maior ferramenta nesse momento. Pense que as pessoas, isoladas em casa, têm como principal janela para o mundo a internet. Seja um mensageiro de boas notícias, de dicas úteis e de produtos e serviços essenciais nesse momento. Use a internet a seu favor e crie conteúdos de verdade. Vai ser importante para o seu cliente e vai gerar resultados para sua marca.

No mais, vários dos nossos parceiros de produtos e serviços, buscam no atendimento digital com entrega em casa, a oportunidade para garantir tudo o que nossos lares precisam para continuar funcionando. 

Inspiração pura, não? Por isso, querido leitor empreendedor, não desista! Seja criativo, use as ferramentas que você tem à mão, que são muitas. E mantenha-se forte. Conte com a gente, sempre!